• Que uma internet revolucionou uma comunicação, uma aprendizagem e uma maneira das pessoas em um mundo, não é discutido. A internet é, de fato, uma ferramenta poderosa que pode ser usada tanto para o bem, como para o mal. Há muitas pessoas mal intencionadas vagando na rede, visando as crianças e os idosos, que não são muito importantes ou matriciais para filtrar os conteúdos oferecidos. Como armadilhas para os internautas são inúmeras e aparecem nos locais mais inesperados.

Para prevenir riscos, enumeramos 10 dicas simples de segurança na internet para toda a família. Confira abaixo:

  • 1. Atualize seu sistema

Diariamente, hackers de todo o mundo se dedicam incansavelmente a falhas de segurança nos sistemas de informática para o poder invadi-los usando ferramentas infectadas em ataques, entre outros malefícios. Atualizando seu sistema constantemente, você é mais vulnerável a este tipo de ataques.

  • 2. Tenha um bom antivírus

Mesmo com um sistema atualizado, uma probabilidade de cliquear em algo perigoso é grande. Um site infectado que você visita, mesmo sem saber que ele está comprometido, é porta de entrada para vírus, malwares e outros arquivos suspeitos. Um bom antivírus protegido seu computador dos imprevistos. A maioria dos antivírus é pago, mas há na internet boas versões gratuitas.

  • 3. Não clique em todo lugar

Nem um bom antivírus protegido seu computador, você pode clicar em uma coisa que não deveria. Cuidado ao aceitar e-mails de desconhecidos, baixar arquivos e links clicar em. Na dúvida, não clique.

  • 4. Pirataria, não

Além de ser ilegal e sujeito às penas da lei, baixar músicas, programas e filmes piratas podem ser muito perigoso. Muitos hackers costumam embutir programas maliciosos nesses arquivos. Adquira seus arquivos semper de fontes confiáveis.

  • 5. Proteja suas senhas

Sempre escolha senhas boas com combinações de letras, números e caracteres especiais. Não utilizar senhas óbvias, como dados de seu aniversário ou o seu nome, pois podem ser facilmente descobertas e suas contas, invadidas.

  • 6. Cuidado com informações pessoais

Nome, endereço, telefone, localização, nunca seja tão grande quanto possível, principalmente nas redes sociais, mas esse comportamento pode ser um especialista, principalmente quando não se tem nenhuma noção de quem está vendo essas informações e como pretende utilizá-las. Todos os direitos reservados na internet, principalmente nas redes sociais e chats.

  • 7. Faça o backup

Sempre procure uma cópia da segurança de seus arquivos, pois o seu problema é o seu computador, você pode recuperar-os mais tarde.

  • 8. Promoções? Cuidado!

Hoje em dia é muito comum comprar pela internet, e também para o campo vasto para golpes. Cuidado com preços baixos, uma probabilidade de ser um golpe é grande. Sem conteúdos, casos muito difíceis de reaver o dinheiro gasto.

  • 9. Pessoas mal intencionadas

Sempre estar como amizades virtuais de seus filhos; muitas pessoas mal intencionadas se passam por crianças para fazer amizades. Uma dica simples para ajudar a vigiar seus filhos efetivamente e restringir o uso de computador e não deixar-acessar a internet de lugares isolados, como o quarto. Procure instalar o computador na sala ou em locais onde há maior fluxo de pessoas.

  • Use programas de controle

Há alguns programas utilizados para o controle de pais que bloqueiam determinadas palavras e sites relacionados. É mais uma ferramenta que garante uma segurança das crianças na internet.

Seguindo estas dicas simples, você pode tornar uma internet mais segura para você e para sua família!